A EUROPA DO
ANTIGO REGIME
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Sociedade européia (século XVIII): desigual e hierarquizada.
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Grupos dominantes: clero e nobreza.
- Proprietários de terras.
- Privilégios políticos e sociais:
isenção de impostos.
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Camponeses, trabalhadores urbanos e burgueses:
- Pouca participação na
administração pública.
- Obrigação de pagamento de
impostos.
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Posição social determinada pelo nascimento.
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Sociedade estamental: ausência de mobilidade social.
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Absolutismo e a rígida divisão social: expressão da vontade de Deus.
A REAÇÃO
ILUMINISTA
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Movimento iluminista: reação ao antigo regime.
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Principais críticas ao Antigo Regime:
- Influência
cultural e política da Igreja.
- Privilégios da
nobreza.
- Servidão no
campo.
- Monopólios
comerciais.
- Censura.
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Origem do termo iluminismo:
- Trevas:
controle da Igreja sobre a cultura e a sociedade.
- Somente à luz
da razão colocaria a história humana no caminho da luz.
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Primeiros questionamentos: Revolução Puritana (1640) e Revolução Gloriosa
(1688).
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Auge do iluminismo: França no século XVIII.
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Ideais iluministas: influências na política, economia, educação, cultura, arte
e moral da sociedade na época.
NÃO TENHA MEDO
DE USAR O INTELECTO!
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Visão iluminista:
- Uso da razão
(racionalidade).
- O misticismo e
as superstições levam o homem à ignorância.
- Defesa da
educação do povo, criação de escolas e a liberdade religiosa.
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Pensadores ilustrados:
- Visão otimista
sobre a capacidade humana.
- Capacidade de
criar um mundo melhor: inventos, controle da natureza através da ciência.
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John Locke (1632-1704):
- Direitos
naturais do homem: liberdade, felicidade e prosperidade.
- O governo deve
garantir os direitos do homem.
- Pacto com a
sociedade: os homens aceitam ser governados para superar o conflito entre os
indivíduos.
- Governos
deveriam ser destituídos caso não correspondessem aos interesses comuns.
- Montesquieu (1689-1755):
- Defesa da
liberdade dos indivíduos: garantidas por lei.
- O poder deve
limitar o poder: criação dos três poderes (Executivo, Legislativo e
Judiciário).
- Voltaire
(1694-1778):
- Críticas ao absolutismo monárquico e a
Igreja Católica.
- Liberdade de expressão: maneira de
livrar o povo da superstição e da ignorância.
- Rousseau (1712-1778):
- Governo deve
estar submetido à vontade do povo.
O LIBERALISMO
ECONÔMICO
- Adam Smith
(1723-1790): crítica ao mercantilismo.
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Defesa do liberalismo econômico:
- Fim da intervenção do Estado na
economia.
- Mercado
orientado pela lei da oferta e procura.
- O trabalho
passa a ser visto como fonte geradora de riqueza.
O DESPOTISMO
ESCLARECIDO
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Reis absolutistas buscam inspiração no pensamento liberal e ilustrado:
- Modernizar
seus Estados.
- Objetivo:
tornar a administração do reino mais eficiente.
- Preservar a
ordem social e o absolutismo monárquico.
LUZES NA
EDUCAÇÃO
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Antigo Regime: o ensino era controlado por instituições religiosas.
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Famílias ricas: filhos eram educados por mestres particulares.
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Modelo de educação criticado pelos iluministas.
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Proposta iluminista:
- Educação
laica: ensino independente da religião.
- Educação
obrigatória e gratuita: mantida pelo Estado. Não deve ser privilégio de uma
classe social.
- Ensino científico: preparação para o trabalho
(Revolução Industrial).