O ILUMINISMO

A EUROPA DO ANTIGO REGIME
- Sociedade européia (século XVIII): desigual e hierarquizada.
- Grupos dominantes: clero e nobreza.
            - Proprietários de terras.
            - Privilégios políticos e sociais: isenção de impostos.
- Camponeses, trabalhadores urbanos e burgueses:
            - Pouca participação na administração pública.
            - Obrigação de pagamento de impostos.
- Posição social determinada pelo nascimento.
- Sociedade estamental: ausência de mobilidade social.
- Absolutismo e a rígida divisão social: expressão da vontade de Deus.

A REAÇÃO ILUMINISTA
- Movimento iluminista: reação ao antigo regime.
- Principais críticas ao Antigo Regime:
- Influência cultural e política da Igreja.
- Privilégios da nobreza.
- Servidão no campo.
- Monopólios comerciais.
- Censura.
- Origem do termo iluminismo:
- Trevas: controle da Igreja sobre a cultura e a sociedade.
- Somente à luz da razão colocaria a história humana no caminho da luz.
- Primeiros questionamentos: Revolução Puritana (1640) e Revolução Gloriosa (1688).
- Auge do iluminismo: França no século XVIII.
- Ideais iluministas: influências na política, economia, educação, cultura, arte e moral da sociedade na época.

NÃO TENHA MEDO DE USAR O INTELECTO!
- Visão iluminista:
- Uso da razão (racionalidade).
- O misticismo e as superstições levam o homem à ignorância.
- Defesa da educação do povo, criação de escolas e a liberdade religiosa.
- Pensadores ilustrados:
- Visão otimista sobre a capacidade humana.
- Capacidade de criar um mundo melhor: inventos, controle da natureza através da ciência.
- John Locke (1632-1704):
- Direitos naturais do homem: liberdade, felicidade e prosperidade.
- O governo deve garantir os direitos do homem.
- Pacto com a sociedade: os homens aceitam ser governados para superar o conflito entre os indivíduos.
- Governos deveriam ser destituídos caso não correspondessem aos interesses comuns.
- Montesquieu (1689-1755):
- Defesa da liberdade dos indivíduos: garantidas por lei.
- O poder deve limitar o poder: criação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
- Voltaire (1694-1778):
- Críticas ao absolutismo monárquico e a Igreja Católica.
- Liberdade de expressão: maneira de livrar o povo da superstição e da ignorância.
- Rousseau (1712-1778):
- Governo deve estar submetido à vontade do povo.

O LIBERALISMO ECONÔMICO
- Adam Smith (1723-1790): crítica ao mercantilismo.
- Defesa do liberalismo econômico:
- Fim da intervenção do Estado na economia.
- Mercado orientado pela lei da oferta e procura.
- O trabalho passa a ser visto como fonte geradora de riqueza.

O DESPOTISMO ESCLARECIDO
- Reis absolutistas buscam inspiração no pensamento liberal e ilustrado:
- Modernizar seus Estados.
- Objetivo: tornar a administração do reino mais eficiente.
- Preservar a ordem social e o absolutismo monárquico.

LUZES NA EDUCAÇÃO
- Antigo Regime: o ensino era controlado por instituições religiosas.
- Famílias ricas: filhos eram educados por mestres particulares.
- Modelo de educação criticado pelos iluministas.
- Proposta iluminista:
- Educação laica: ensino independente da religião.
- Educação obrigatória e gratuita: mantida pelo Estado. Não deve ser privilégio de uma classe social.
- Ensino científico: preparação para o trabalho (Revolução Industrial).